Novo single “Luxo” – Satiro

Disponível nas plataformas digitais a 28 de junho

Satiro apresenta Luxo, um novo e promissor single, produzido por G-Vargs e Jorsonn, da Unlock Music Studios. Este é um tema que fala sobre valorizar as coisas simples da vida, deixando para trás as superficialidades e a ostentação. Fará parte da quarta temporada da nova versão de “Morangos com Açúcar“, série co-produzida pela TVI e Amazon Prime Video.

“O que eu queria era uma música que marcasse uma geração, que o público ouvisse os primeiros dois segundos e soubesse logo qual era”, explica Satiro. “Tem uma mensagem bastante importante sobre aproveitar as coisas simples que temos na vida, bem como a família e os amigos. Como digo na música, que se lixe o luxo, não precisamos de ter essas coisas todas para sermos felizes.”

Satiro escreveu a letra durante uma fase mais difícil da sua vida, quando tinha alguns familiares a passar por problemas de saúde. “Comecei a perceber que nem tudo é festa e a dar mais valor aos meus pais e ao meu irmão, porque sei que são as únicas pessoas que lá vão estar para mim a 100%. E quis homenageá-los na letra.”

O tema é uma mistura de várias coisas. Por um lado, tem uma inspiração Jersey Club — subgénero do rap muito em voga nos EUA — mas também inclui elementos reggaeton e afro. “Fica no ouvido de uma forma rápida e extraordinariamente fácil”, assegura Jorsonn. Por ter crescido na Baixa da Banheira, como vizinho de Deejay Télio, os ritmos africanos sempre lhe foram muito naturais.

Curiosamente, Luxo estava na gaveta há vários meses até que, certo dia, pouco antes de um concerto na Semana Académica de Leiria, os artistas a reencontraram enquanto procuravam por uma faixa a que pudessem adicionar uma intro enérgica e impactante. Foi o ponto de partida de que precisavam para uma atuação cativante, em constante interação com o público.

O single antecipa o álbum de estreia “88”, a ser lançado no final do ano, e o videoclip já tem várias referências sobre o disco. “Existe a expressão do 8 ou 80, eu já fui o 8 e estou a trabalhar para ser o 80. No fundo, acho que estamos feitos mas nunca acabados”, explica Satiro. “Sou a junção de tudo o que já fui, não sou nenhum desses extremos, sou o centro e o equilíbrio.”

Satiro vai estar no dia 4 de julho no Jardim Cultural, em Lisboa; e a 20 de agosto abre para T-Rex no Lick, em Albufeira. Outras datas serão divulgadas em breve.

Instagram Facebook TikTok