“ORENDA” é um projeto de André ViaMonte que liga a música às emoções. Preocupado com a saúde mental, o artista André ViaMonte criou um álbum cujas músicas foram meticulosamente construídas com o intuito de promover a expressão emocional. As faixas do álbum respeitam as diferentes fases das emoções, desde o desequilíbrio e negociação até à resolução, convidando o público a uma viagem emocional profunda e transformadora. Este espaço seguro para a expressão intensa permite que os ouvintes gritem, chorem, cantem ou simplesmente ouçam, facilitando uma conexão genuína com os seus sentimentos.
O Compositor e musicoterapeuta, André ViaMonte tornou-se um artista muito ligado à empatia, às emoções humanas e à comunicação através da música. Depois de “Via” e “Monte”, resolveu lançar mais um álbum autobiográfico, “De Vez”, previsto para outubro 2024 e que será o seu primeiro cantado em português, mas antes de embarcar nesse projeto sentiu a necessidade de deixar uma marca na comunidade, de contribuir para uma sociedade mais saudável.
Foi assim que começou a desenvolver o conceito de “ORENDA”, palavra indígena — não fosse o artista descendente de indígenas brasileiros — que representa uma força vibrante presente em todos nós, que tem a capacidade de mudar o nosso destino e de transformar o mundo.
“Temos uma sociedade doente, que não se apercebe de que está doente, porque não se consegue expressar. A consciência sobre saúde mental é cada vez maior, porque há muitos mais casos de depressão, mas caímos sempre na falta de expressão emocional. Sabemos todos que somos movidos de emoções, mas não sabemos a importância de as expressar”, explica André ViaMonte. “Escolhi a voz como canal primordial, e achei ideal criar uma plataforma de música para as pessoas se poderem expressar.”
Com um total de 16 faixas, “ORENDA” é uma viagem imersiva pelas várias emoções que se divide em três capítulos. No primeiro, “As Above“, ViaMonte construiu instrumentais que refletem cada uma das emoções — medo, alegria, raiva, ansiedade e tristeza — e convidou vocalistas para expressarem as suas emoções na música de forma visceral, sem qualquer letra ou amarras.
Katia Guerreiro, Rui Sidónio (Bizarra Locomotiva), Huca, Orlanda Guilande e Ana Cosme foram as vozes que deram expressão a cada uma das emoções, que por sua vez estão ligadas a órgãos do corpo humano e a cinco elementos, de acordo com a medicina oriental chinesa, que influenciou conceptualmente este trabalho.
“Core“, o segundo capítulo. O público é convidado a escutar os mesmos instrumentais, mas desta vez com uma participação ativa. Afinal, todos podemos ser artistas. A ideia é que os próprios ouvintes possam envolver-se nesta dinâmica, expressando as suas emoções de forma pura, sem constrangimentos nem filtros, tal e qual como os cantores fizeram antes. Mais do que ficar retida, a emoção deve ser convertida em expressão, que por sua vez se pode tornar arte. A purga do que está reprimido pode ter um valor artístico e cultural.
Por fim, o terceiro capítulo tem por título “So Below“. As mesmas progressões de acordes são usadas em cinco instrumentais que foram adaptados para um registo de meditação. A ideia é que, depois de libertar o que tem no interior, o público possa refletir sobre o que aconteceu num momento de introspecção.
A ideia é que “ORENDA” possa ter uma vida ampla e diversificada, que estas bandas sonoras para a expressão emocional possam ser aproveitadas em contextos muito distintos, sejam eventos team building ou museus.
Além do capítulo I já disponivel nas plataformas, a 2 de Agosto, é apresentado o Capitulo III e começa a ser disponibilizado semanalmente O Capítulo II “Core” que é composto por cinco instrumentais, onde convida o ouvinte a expressar livremente suas emoções através de atividades como chorar, gritar, cantar e rir, promovendo o equilíbrio emocional. No YouTube serão colocadas artes visuais do realizador Miguel Marques que acompanham esta viagem sonora imersiva até ao nosso âmago.
“O R E N D A” serve como uma ferramenta complementar de autoconhecimento e consciência emocional. Explorando as músicas de ViaMonte, os ouvintes podem obter insights valiosos sobre si mesmos, que podem ser integrados em sessões terapêuticas com profissionais de saúde mental. Além de proporcionar alívio e expressão imediata, o álbum funciona como um desbloqueador emocional, ajudando os indivíduos a compreenderem e a lidarem melhor com as suas emoções. Este projeto contínuo pretende desenvolver-se ao longo do tempo, refletindo a natureza lenta e permanente do processo emocional humano. A inspiração inicial para “O R E N D A” surgiu durante a exposição “Insight Inside” no Centro Champalimaud, onde ViaMonte participou na criação de artes sonoras para exposição da artista Clo Bourgard que unia a arte e ciência. A estreia ao vivo deste capítulo ocorreu no Convento do Carmo, em janeiro passado, em contexto de experiência museológica.