Blasted Mechanism no Palco NOS Alive e lançam no digital o primeiro EP na celebração dos 30 anos de carreira

Blasted Mechanism no #PalcoNOS

A banda portuguesa dá início às celebrações dos 30 anos de carreira no Passeio Marítimo de Algés a 13 de julho.

Nascidos em 1995, os icônicos Blasted Mechanism são uma banda atualmente composta por Valdjiu, Guitshu, Fred Stone, Riic Wolf e Ary. Com mais de uma dezena de discos editados, já conquistaram um Globo de Ouro e foram distinguidos com três nomeações para o MTV Best Portuguese Act. Pisaram os maiores palcos nacionais e passaram por tantos outros lá fora, como o do emblemático festival de Glastonbury mas mantêm a tradição de tocar no Alive na apresentação de novos trabalhos, depois de passagens pelo festival de Algés em 2009, 2012, 2015 e 2018, regressam ao NOS Alive 2024 na abertura do palco NOS a 13 de Julho, no concerto que marca o início da preparação da celebração dos 30 anos de Blasted Mechanism, onde não vão faltar os temas mais marcantes da banda como; Blasted Empire, Battle Of Tribes, Karkov (Nadabrovitchka), The Atom Bride Theme, Start To Move ou o mais recente “Come With Us”.

Em época de celebrações, muitas são as surpresas preparadas para os fãs e já esta semana, a 24 de Maio, preparam-se para colocar no mercado digital o disco mais raro da sua discografia, Balayashi.

Neste EP de 5 temas, editado em 1996, que teve direito a apenas 10000 unidades físicas, foi imediatamente aclamado pela imprensa nacional e conta com o single “Atom Bride Theme”, clássico que definiu o Tecno Orgânico dos Blasted Mechanism.

Esta música marcou a entrada da banda no mundo do tecno orgânico, combinando elementos eletrônicos com sonoridades naturais e tribais. Foi também o primeiro tema onde o “bambuleco”, um instrumento de cordas inventado por Valdjiu, criou a base melódica que se tornou a assinatura sonora do grupo. Henrique Figueira, trouxe uma nova dimensão ao som dos Blasted ao introduzir o didjeridu, um instrumento de sopro aborígene australiano.

A produção deste tema ficou a cargo dos próprios Blasted, com a gravação a ser realizada por Marsten Bailey nos Estúdios Edit, em Lisboa. Esta colaboração resultou numa faixa que capturou a essência única da banda e a sua fusão de sons do mundo com a energia da música eletrónica.

A estreia ao vivo de “Atom Bride Theme” ocorreu numa rave nos anos 90, um evento que ainda é recordado como uma das atuações mais memoráveis da história do grupo. Nesta ocasião, os Blasted Mechanism não se limitaram a tocar música; em colaboração com artistas circenses, transportaram o público para um universo tribal e industrial, criando uma experiência inesquecível que deixou uma marca indelével na cena musical da época.

Incontornáveis na música portuguesa, fundem rock com eletrónica e elementos de diversas músicas tradicionais do mundo. Os Blasted Mechanism são sinónimo de power, representam uma força vanguardista e inesgotável de entretenimento, um modo inconformado de se estar na vida. Agora é tempo de celebrar o legado e de construir novas páginas de história.

Concertos em Junho:

  • Festas de Oeiras: 5 Junho
  • Festas de São João / São Miguel, Região Autónoma dos Açores: 14 Julho
Seguir no Instagram Seguir no Facebook